Hoje conheci o site do Museu do Café e achei que um post sobre ele aqui no Café de Quinta não seria má idéia. O Museu fica na cidade de Santos, em São Paulo (Brasil), no Palácio do Café, que abrigava a Bolsa Oficial do Café:
Inaugurada em 1922 para centralizar, organizar e controlar as operações do mercado cafeeiro, na época a principal fonte de riqueza do país, a Bolsa Oficial de Café, em Santos, traduzia-se como arquitetura típica do ecletismo que caracterizou as mais importantes obras do período. (MUSEU DO CAFÉ, c2005, online).
Fonte: Site do Museu do Café |
O prédio foi restaurado para sediar o Museu, cujo processo de musealização foi desenvolvido pela Profa. Maria Cristina de Oliveira Bruno, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. O objetivo é apresentar a memória do comércio de café que ocorreu na cidade de Santos. O Palácio abriga também uma livraria (dedicada à venda de livros sobre o universo do café, além de livros de arte), uma loja de souvenirs (camisetas, posters, bolsas) e, é claro, uma cafeteria, que serve mais de 450 cafés por dia.
Fonte: Site do Museu do Café |
Ainda possui um Centro de Informação e Documentação (CID), inaugurado em 2009, cuja base de dados pode ser pesquisada online (clique aqui).
Centro de Informação e Documentação Fonte: Site do Museu do Café |
Além de promover cursos de barista, disponibiliza um pequeno guia sobre os modos de preparo do café para cada ponto de moagem, disponível online: http://www.museudocafe.com.br/noticias/files/preparo_do_cafe.pdf.
Curso de Barista Fonte: Site do Museu do Café |
Prédio histórico, livros sobre café, centro de documentação, livros de arte, bolsas, posters e café... muitos cafés! Deve ser a filial do paraíso, não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário