Neste inverno que passou, tive o prazer de testar uma receita ótima para o frio e que deu certo: feijoada de peixe. Encontrei num livrinho de receitas, desses de bolso, da LPM. Havia comprado o livro no início do ano (em um sebo na Osvaldo Aranha - Ábaco Livros), mas deixei para experimentar a feijoada quando a temperatura baixasse. Não postei aqui antes (do inverno acabar) porque queria colocar uma foto e nas duas vezes que fiz, as fotos ficaram péssimas (ao contrário do sabor, ainda bem!). Resolvi deixar a foto para depois e postar logo, assim se alguém quiser aproveitar esse início de primavera ainda friozinho para testar a receita não irá se arrepender. Fica perfeita acompanhada de um vinho e não precisa de mais nada, talvez pão, pra quem gosta.
Fonte: acervo pessoal - Mercado Público de Florianópolis/SC |
Feijoada de Peixe
Ingredientes:
1 kg de peixe em pedaços½ kg de feijão branco1 batata3 cenouras1 cebola2 copos de caldo de peixe1 copo de vinho branco3 tomates
Modo de Fazer:
Numa panela ampla, coloque um pouco de óleo e a cebola cortada em pedaços. Em seguida, acrescente os tomates e as cenouras picados. Depois a batata também cortada em pedaços. Em seguida o feijão, que deve ter ficado de molho em água. Acrescente também a água do feijão. Adicione o vinho e o caldo de peixe. Tampe a panela e deixe cozinhar por, no mínimo, 40 minutos. Coloque o peixe cortado e acerte o sal. Deixe cozinhar por mais alguns minutos para aprontar o peixe. Depois é só servir bem quente!
Fonte: LUCCHESE, Fernando; MACHADO, José Antonio Pinheiro. Dieta Mediterrânea. Porto Alegre: L&PM, 2005. 160p. il. (Coleção L&PM Pocket, 468).
Nenhum comentário:
Postar um comentário